sábado, 27 de agosto de 2011

Update Guará 1, 2 e sobre águas claras


Olá wazers, este post é só para informa-los de que o Guará 2 está quase completo e com os nomes de todas as ruas e no Guará 1 estou começando a colocar mais ruas, mas os nomes vão ficar para mais tarde, pois é muito bagunçado se alguém mora no guara 1 ou conhece bem o local pode me ajudar colocando os nomes nas ruas.

Temos um problema em águas claras, as imagens do bing estão extremamente desatualizadas em águas claras, acho q é o lugar mais dificil de editar q eu já vi se alguem conhece bem as pistas lá por favor nos ajude melhorando as vias no local (já tem muitas pistas em águas claras, mais acredito q exitem muito mais q não foram colocadas ainda).

Queria dar os parabéns para Rufus Delta, em menos de um mês como usuário do Waze ele já está em primeiro da semana no Brasil inteiro com 11496 pontos durante a semana, acho que daqui alguns dias vocês verão ele andando com esse icone aqui . É isso ai ! Parabéns!

7 comentários:

  1. kkk, pois é, umas 3 semanas de psicagem dá muitos pontos no Waze.

    Acho muito engraçado esse negócio de Águas Claras, tipo, o Waze facilmente pode se tornar o melhor gps navigator do Brasil q inclusive já é capaz de navegar a EPTG "nova" e Águas Claras (talvez seja o único, pois o google tá bem atrasado tbm, open street maps aparentemente tbm), graças ao trampo de nós Area Managers, todos na real. Isto pq temos ainda poucos usuários. Mas justo pelo fato de ser o único GPS navigator com algum mapa da nova estrutural e Águas Claras é uma grande demonstração da capacidade deste software. E quanto melhor os mapas ficarem mais pessoas gostarão de usar o Waze, quanto mais pessoas usarem, melhor fica para todo mundo. Pelo menos é algo q eu gostaria de ver.

    Inclusive, neste ritmo o Waze ganha do Open Street Maps fácil aqui em Brasília, q tem aparentemente uma comunidade forte dos OSM, o mapa do Waze tem mais endereços do q o OSM, e isto é um pusta dum elogio, acho q o Waze por estimular competitividade e alguns recursos inteligentes de ajustamento e de entretenimento, torna o mapeamento de trânsito algo bem mais útil, flexível, atual e o q eu acho mais importante, elevando o usuário ao cargo de designer da coisa, afinal o mapa E o espaço é nosso (IPVA) em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, para comentar sobre Águas Claras, o esquema talvez seja fazer o mapa pelos GPS points, e aí seria necessário q a galera de Águas Claras rodassem com o Waze ligado o máximo de vezes possível, os GPS points aparecem para nós e aí temos algo para trabalhar. Talvez puxar uns chitchats ali no horário de pico.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, vou ajudar editando os mapas em águas claras. Peço que dêem uma olhada depois pra ver se nao estou fugindo das "best pratices" sugeridas pela wiki do waze.
    Uma dúvida q tenho é em relação às ruas q têm números como nomes (como "onze", "doze" etc). Devo (ou posso) colocar Rua 11, Rua 12 como nomes alternativos?

    ResponderExcluir
  4. Acho q ainda não discutimos a formatação dos nomes. Eu acho q vc pode escrever como Street name (ao invés de alternative name) o Rua 1 ou q seja. Temos que lembrar q o nome da rua é a forma com q os usuários vão poder adicionar o Home e Work no routes, então se no City estiver Brasília Águas Claras DF e o Street Name estiver Rua 1, uma pessoa q digitar procura pelo endereço águas claras rua 1 deve imediatamente cair por lá. A idéia é ser o endereço como os moradores dizem, águas claras rua 1, o brasília df é uma adição q acho importante tbm. Não recomendo o uso de vírgulas e setas no street name, tipo cj. 12. Basta cj 12 ou melhor seria conjunto 12. O street name é o q vai aparecer no mapa em cima da rua né, então se for grande demais e a rua pequena vai ficar esquisito, aí tem a escolha entre achar fácil pela digitação do endereço versus como fica melhor olhando no mapa do cliente. Isso precisamos discutir.

    Eu faria o Rua 1, mas pode fazer o q achar mais adequado, mantendo o mesmo padrão pro bairro nãotem como ficar ruim.

    ResponderExcluir
  5. Minha dúvida surgiu, pois no próprio google maps os nomes estão por extenso. Creio que seja assim para que as ruas sejam encontradas por comando de voz. O comando de voz faz a busca por Rua Doze e não Rua 12. No entanto, também acho esteticamente melhor que aparecesse no mapa Rua 12.
    Vou manter o padrão do Maps por enquanto até vermos qual forma é a mais adequada

    ResponderExcluir
  6. Bem, Eu estou preocupado com outra coisa...

    Smpw ou SMPW ?

    por favor, façam o teste ...

    porque quero saber se o cliente vai soletrar S-M-P-W se for todas em maiúsculo e se vai tentar falar como se fosse uma palavra comum se for a apenas a primeira em maiúsculo Smpw.

    Compreendem?

    porque no Park Way atrás do Aeroporto estão Smpw
    e por ser uma sigla entendo que deveria ser SMPW

    ResponderExcluir
  7. Corretíssimo, deveria ser sempre em CAPS LOCK, mas o editor pode ter esquecido isto.

    O cliente do celular não tenta falar SMPW ou tenta falar o nome da rua, só fala "mantenha direita" ou coisa assim.

    No fim das contas não faz muita diferença pois o cliente não distingue entre SMPW e smpw, no entanto existe a funcionalidade dos smart phones de reconhecer a sua fala, aí nunca vi o reconhecimento de voz fazer uma sigla qualquer, portanto seria melhor escrever por extenso (Setor Mansões Park Away) mas aí o mapa fica muito entupido de coisas.

    ResponderExcluir