quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Entradas e saídas do Lago Norte completas, conserto dos balões descendo para o Varjão

As entradas e saídas do Lago Norte aparentemente estão funcionais, os níveis dos viadutos foram consertados e as junções e roads com muitas junções foram limpadas, as conexões entre junções foram consertadas tbm. A saída para o Varjão foi ajustada, os balões foram feitos manualmente ao invés de definir rotatória, pq a rua principal é extremamente reta e tem preferência no fluxo, então não é uma rotatória. Algumas ruas do Centro Administrativo tbm foram consertadas. Espero o próximo update do LiveMap para testar a execução de algumas rotas no cliente do celular.

É interessante notar que muitas junções confundem o navegador, junções são indicativos de troca de direção, é como se o cliente toda vez q chega numa junção testa a direção do objeto em movimento, portanto, para uma navegação ser eficiente, as ruas tem que estar em ângulos bem definidos e distintos em relação à junção, o q pode ser bem observado no novo editor de mapas Decartes que indica por seta a direção e sentido da conexão entre duas ruas, o Cartouche apenas mostra a conexão o q não permite julgar este ponto, importante para navegação pois na saída da junção para qualquer direção possível o cliente possa reconhecer exatamente para qual rua ele foi.

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Isto é um problema no caso de rotatórias e rampas. No primeiro caso, o ângulo de saída de uma rotatória pode não ser consistente com o que efetivamente acontece na vida real, por exemplo, vc está indo reto em uma rotatória q é cruzamento de duas ruas, durante o início da rotatória a sua direção e sentido apontam para a rua da direita e o cliente se prepara para "sentir" se vc vai para a direita ou não, se vc for seguir reto e não entrar para a direita o cliente vai calcular conforme possível dentro dos dados q tem, se vc seguiu reto ou pegou a direita. E para decidir exatamente qual é o grau do ângulo "reto" e o "direita", ele usa o ângulo das ruas editadas e impostas no Livemap, depois importado para o cliente. É como se o seu cliente estivesse sempre tentando te colar em uma das ruas mais próximas com base na direção e sentido do seu movimento. No caso das rampas de acesso, a situação é complexa pois o ângulo de tangência entre rampa e pista principal costuma ser bem pequeno, isto é, as ruas são paralelas quando se encontram, o cliente então fica muito confuso quanto a qual rua vc está, tudo bem q isto acaba se resolvendo assim q a junção se acaba e ele inevitavelmente te cola na rua principal, mas tem um delay nisto. E em situações de junções concatenadas com ruas próximas em ângulos paralelos o cliente fica simplesmente insano durante um tempo até entender bem o q está acontecendo.

Supostamente o cliente consegue entender a "estória" do trajeto se o Livemap estiver perfeito, isto é, o cliente vai sempre saber q vc não pode magicamente saltar de uma rua para outra sem uma junção entre elas, então ele mantêm a consistência da rota, no entanto ele pode se perder momentaneamente por sinal ruim de GPS e/ou um erro no Livemap.

Um comentário:

  1. Gostei RufusDelta da dedicação com que tem feito esse trabalho!! Suas explicações são muito pontuais e detalhadas tecnicamente. Esperamos que mais usuários participem desse projeto em nossa cidade. Conte comigo! abração

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