sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Inúmeros updates, divagações quanto a navegação turn-by-turn

Bem, vou começar com o papo do turn-by-turn.

Primeiro q para a navegação em si funcionar é necessário a extensa edição no Cartouche, sem o detalhamento fino das conexões, sentidos de pista, permissão de acesso de uma pista a outra e coisas do tipo, então o turn-by-turn, que é aquele carinha falando para vc o q vc tem q fazer para chegar no destino, depende de um mapa muito bem feito.

Segundo q o turn-by-turn em si, isto é, o carinha falando, "mantenha a direita", depende da trajetória/geometria da pista. Imagine uma via longa, com curva suave à direita e logo no ponto de inflexão da curva existe um retorno à esquerda. Acontece que se o ângulo de saída deste retorno for muito próximo da tangência da curva o turn-by-turn vai falar para vc "manter a direita", como se a via principal q vc está indo tivesse acabado e tem uma curva para direita q continua a sua rota. De fato, dependendo da velocidade em que está, logo na tangente da curva o gps pode muito bem entender q vc entrou no retorno, devido a imprecisões do gps, latência no sinal do gps durante a corrida e ou simplesmente a frequência em tempo de aquisição de pontos no gps. Este problema se converte em algo bem corriqueiro se vc pensar em todos os retornos. Muitas vezes o cliente acha q vc está parado na via principal sendo q vc entrou no retorno. Para corrigir tanto a imprecisão do gps (ou pelo menos ameliorar) e a correta indicação turn-by-turn, é preciso tomar muito cuidado com o ângulo de saída dos retornos. Me questiono sempre em qual tipo de road q devo definir para os retornos, sempre assumo q dentro da mesma via, um retorno entre as duas mãos é ainda a mesma via, isto é, W3 é minor highway, os retornos dela são minor highway (ou serão). Mas talvez colocar como ramp ajude na percepção do cliente q ali tem uma saída. Enfim, isto ainda está em estudo pela minha parte e francamente os fóruns  não conseguem entrar em consenso sobre qual o melhor desenho de um retorno e tipo de road e etc. Outra questão relevante é se devemos desenhar a pista de entrada dos retornos (li em algum lugar q é bom mas o Waze ainda não implementa muito bem esta coisa de trocar faixas denro da mesma via, de qualquer forma vai auxiliar muito o turn-by-turn pq ele vai avisar um pouco antes q ali tem uma entrada para esquerda na sua rota, isto q comentei inclusive está no best practices).

Terceiro e por fim, é q visto todas as elucubrações acima, no Waze, quanto mais junções pior o turn-by-turn. Isto é pq cada junção É uma turn, então a mesma via pode te indicar "mantenha a direita", e dentro de um balão (feito manualmente, não o roundabout q tem seu próprio turn-by-turn), assim q vc entra nele ele te indica "mantenha esquerda" (primeira junção, saída da sua pista para o balão) mas aí até ele computar q vc está DENTRO do balão, próximo a junção para a direita q vc deve sair, ele não tem nem tempo para te dizer q vc tem q "manter a direita". Então com poucas junções, um balão fica bem eficiente no turnbyturn (e roteamento básico tbm eu acredito), simplesmente pq ele tem menos ordens para te dar em pouco tempo. Assim, de vez em quando cutuco o balão feito tão belamente por outras pessoas não é por mal, é por esta noção de quanto menos junções no Waze, melhor (bem, eu fiz o do Colorado e do Torto e acho q servem como exemplo).

Alguns updates q fiz nos últimos dias:

- Progresso em Taguatinga, a área do Tagua Shopping, revisão dos problemas, algumas QNs q ainda faltam nomes e uma revisão do que tinha feito nas pistas principais, junções, gps points, coisas do tipo.

- Mudei a EPTG e a Estrutural para Freeways, isto é polêmico, mas é pq são as maiores pistas q temos no momento no DF, e atendem algumas exigências do FAQ (pista de alta velocidade, 3 ou mais faixas, acesso apenas por rampas, sem sinal, sem barreiras, etc). O tipo de road nas vias de alta velocidade é uma coisa importante, pois o roteamento e navegaçao levam em consideração o tipo de rua (mais a geometria e velocidade média talvez). Aceito sugestões para retorno à major highways, mas tem q ter alguma argumentação sensata).

- Completei muitas ruas principais de muitas quadras da Asa Sul, acho q na real todas, faltam detalhes finos, mas as ruas principais com o nome e número da quadra estão lá. Futuramente precisamos discutir qual vai ser a convenção da nomenclatura de Brasília. Por enquanto queria algo só para aparecer lá no search de endereços para vc dizer aonde é o Home e o Work.

- Revisei a Asa Norte, W3 inteira, adicionei retornos, falta formatá-los a minor highway, chequei junções e conexões. Ainda tem muito pente fino para passar por estas vias do Plano Piloto.

- Fiz muitas modificações no Lago Sul, muitas. É algo q estou fazendo gradualmente e é uma das atuais prioridades, pretendo gradualmente desenhar ele inteiro como fiz o Lago Norte, exceto q não colocarei número nas casas, aí já è demais.

- Revisei inúmeros problemas em tantas áreas diferentes, a cidade está lotada de problemas de Mergers, e é um saco ficar corrigindo-os, mas enfim, o sistema pelo menos ajuda a detectar ruas desconectadas e coisas do tipo.

- Mais edições no Cruzeiro Novo. Simultâneo a fazer o Lago Sul, tbm devo engajar no Cruzeiro Velho.

- A turma de Sobradinho e Planaltina vai ter o balão do torto e do colorado na próxima atualização do mapa.

Para quem não sabe ainda, vc tem como dar pitaco  no mapa na forma de comentários dentro do Report Map Problem, seja no cliente do celular ou no Live Map. Basta clickar no lugar do mapa e aparece em vermelho e pequeno o Report Problem. É uma forma boa para usuários requisitarem coisas, comentarem sobre problemas e os Area Managers conversarem entre si dentro do Cartouche! Isso aparece como Map Updates. Se tem alguém q está experimentando com alguma área específica e não quer q alguém atrapalhe, por favor adicione um Report na área (como other ou general error ou o q seja), e escreva o q precisa!

O blog agora tem alguns links, chequem na direita, os vídeos do youtube são excelentes para iniciantes. Recomendo os vídeos de mapeamento de Roma, Tel Aviv e LA, acho q o tag é algo tipo waze rome in a day ou algo assim. Muito maneiro.

Acessem o Live Map e comentem em cima do mapa, comentem aqui tbm, comentem sobre o papo dos retornos e junções!

Por último: quem tem a pilha de fazer o mapa de Vicente Pires? Aquele lugar é enorme! Há uns anos atrás era um belíssimo ecossistema, agora é outro tipo de ecossistema.

8 comentários:

  1. Acho que desenhar a pista de entrada dos retornos é desnecessário e causa erros na navegação turn-by-turn pois o gps não é tão preciso a ponto de notar essa pista, se colocarmos só na curva ele avisa para virar no retorno sem nenhum problema e digo isso por experiência própria.

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  2. Opaa e aí tudo bem?
    Eu queria saber se eu poderia ajudar em alguma coisa, pois o Sudoeste Residencial (ou Econômico, como dizem :P) está sem muitas ruas com nome! Tomei a liberdade de editar no cartouche, mas está meio complicado pois algumas ruas estão com a permissão fechada para edição...
    Se puder ajudar em algo agradeço!
    Obrigado,
    Giancarlo

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  3. Robson, tbm estou percebendo isto gradualmente. São pouquíssimas as vezes q o Waze consegue reconhecer uma mudança para uma pista de entrada em retorno, inclusive estou refazendo muitos dos retornos q tinha feito para acertar isto. Creio q um bom exemplo de retorno eficaz e bem testado são os retornos do eixão para eixinhos, basta checar os gps points q usam eles. É o formato de parábola, talvez depende da velocidade q o gps está em movimento, quanto mais rápido for o retorno, mais extensa é a parábola, quanto mais lento é o retorno, mais tipo linha o retorno deve ser, o mesmo vale pro tamanho do retorno, quanto mais, maior a parabola. É uma teoria pelo menos. De qualquer forma a conversa do ângulo de saída nas junções é essencial.

    Gian, a gente dá uma olhada, vc precisa marcar quais ruas exatamente quer q olhemos, tipo, acho q o Sudoca é território xodó de alguém pois ele está bem completo e seria um pouco xarope sair cutucando absolutamente tudo (é seu Xodó o sudoca?), mas posso checar algo em específico, dar nome a um grupo de quadras e coisa do tipo. Tenta mandar um report como map update ou problem, como descrevi no fim do post. Fica mais fácil.

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  4. Uma outra coisa q notei é q essa última atualização do cliente waze está com problemas na hora de dar instruções turn-by-turn de roundabouts em português(o ciente waze não fala a instrução completa), pois em inglês está sem problemas. espero q numa atualização futura eles tenham corrigido o dioma português.

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  5. Rufus... não sei se fiz besteira. Editei um dos retornos que estavam com o desenho de entrada num retorno. Coloquei o retorno direto. A edição foi na QL 4 do LN.

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  6. Opa, tem problema não Hydemi!

    Cara, seja muito bem vindo ao blog, ele tbm é seu pq vc é onipresente no mapa de BSB, assim irei te convidar para blogar suas edições no mapa, divagações e qualquer coisa q queira falar, blz? Total liberdade para atuar por aqui!

    Deixa eu te perguntar aqui, q eu devo ter editado centenas de ruas suas! kkkk, vc comentou ali sobre um retorno no Lago Norte, putz, eu não tenho nem uma lista de todas ruas suas q mexi em... então, como vc acha q estão indo as alterações?

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  7. Rufus, Tudo bem rapaz? Pedi outro dia a permissão para editar o Vicente Pires. Estou começando agora. Então se eu fizer besteira me avisa, beleza? Sou o rlcardim no waze. abraços

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  8. Opa, olá Ricardo!

    Seja bem vindo ao nosso grupo de editores do Waze.

    Vicente pires está totalmente não editado até o momento, portanto recomendo q vc primeiro cheque as cidades q estão prontas por aqui, tipo Águas Claras, Guarás, Lago Norte e outras.

    Mais um ponto: vc vai ter q "limpar" as vias em vermelho (desconhecidas e feitas pelo cliente), e isto NÃO quer dizer apaga-las!!! Isso quer dizer q vc tem q ajustar a geometria delas e conexões em relação ao mapa aéreo Bing. Blz? Evita o máximo q possível apagar vias, a não ser q sejam realmente insanas e sem sentido.

    Outro ponto importante, como está tudo em branco vc tem q ir primeiro elaborando o contorno maior da cidade, na forma das vias principais. Depois q todas estas estiverem prontinhas, conectadas e nomeadas, vc começa a editar o resto. Dá uma olhada na Ceilândia, estou fazendo este delineamento neste exato momento!

    Aí conforme vc for fazendo a gente vai vendo pelo cartouche. Qualquer dúvida estamos por aqui! Fique bastante a vontade para postar o q quiser.

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