quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Monólogo sobre nível das ruas

Olá wazers de Brasília! Muitos olás para o ilustre e onipresente robsonfj! Muitas palmas para ele pq o termo "onipresente" é perfeitamente aplicável. O cara tem updates e ruas criadas em todo o território do DF. Acho que somando tudo que o robsonfj, tadaok e thiago-oliv editaram, forma praticamente toda a cidade, graças a pessoas como vcs bilhões de gps points agora fazem sentido. Robsonfj se quiser blogar aqui eu acho q posso compartilhar e vc pode blogar conforme quiser, talvez contar a história de um tempo atrás do waze em Brasília, sei lá, a idéia aqui é algo bem tipo um log ou diário freestyle de atividades no Cartouche mesmo.



ok, deixa eu fazer um rápido monólogo sobre os níveis de ruas no Waze. Estava checando as áreas de maior fluxo do Waze, como rodoviária, eixo monumental, eixões e especialmente as saídas nas pontas da asa sul e norte, e muitos viadutos estão como ruas em intersecão sem junção (isto é um map problem do waze, falha-me o número agora).

Fiz uma série de edições na rodoviária que acho q fazem muito sentido:

considero o eixão, desde a 102 norte até mais ou menos 102 sul como nível -1 (devido ao buraco do tatu).

Todos os acessos (eixão para eixo monumental, eixão para eixinho, eixinho norte 200 para eixinho norte 100) eu considero como nível 0, pois é o intermediário entre eixão -1 e outras ruas de níveis diferentes e estas entre si.

O eixo monumental é nível 0.

A plataforma superior da rodoviária (como minor highway do cartouche) é nível +1, isto é, toda aquela área minor highway é +1 até as saídas para os eixinhos.

Existem duas ruas q passam por baixo do eixão, paralelo a monumental, são os acessos dos ministérios (chamados formalmente de via N2 leste e oeste), que são nível -2.

É importante notar que o nível só é referente ao segmento selecionado e o waze é inteligente o suficiente para saber q duas ruas conectadas, uma nível -1 e outras nível +1, representa a mesma rua "subindo a ladeira", mas isto não interfere em nada pois o waze nem utiliza os pontos de altitude do gps, então na navegação do waze dentro da mesma rua toda segmentada com níveis diferentes, pouco importa, no entanto, duas ruas que se cruzam no mesmo nível sem junção é um problema chato no Waze, apesar de não parecer atrapalhar muito na navegação básica pois a rota não vai fazer permitir troca de ruas sem junção.

A minha sugestão para os problemas do centro de Brasília e o balão do Torto, é basicamente, dois níveis principais para as duas maiores ruas q se cruzam e se atravessam: +1 e -1, e o nível 0 é reservado para as rampas de acesso. Isto para mim simplificou a construção de alguns viadutos complexos.

No entanto os viadutos básicos das CLNs e CLSs podem ser -1 e o eixão e eixinhos 0, sendo esta configuração válida apenas para os segmentos q se cruzam, depois os segmentos q continuam podem ter o nível 0.


Por fim, eu fiz o lock em todos os segmentos da rua principal do Lago Norte, e acho q gostaria de propor fazer o lock em TODAS major highways e minor highways e freeways já bem editadas, pois sempre tem o risco de ou o próprio waze mudar os níveis e formato das ruas, ou alguém cutucar errado no cartouche e acidentalmente apagar as ruas, e perder as milhões de rotas q já atravessaram estes lugares movimentados.

Um comentário:

  1. Obrigado Rufus Delta, mas não fiz mais do que minha obrigação como area manager para melhorar o uso do waze em nossa cidade. E concordo com você quado diz que devemos fazer o lock das pistas bem editadas para wazers inexperientes não editarem sem querer as ruas que estão boas.

    ResponderExcluir