segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tipos de Via em Brasília[ATUALIZADO]

Olá Wazers,


Não sei se perceberam, mas no editor estamos testando um novo modo de organizar os tipos de vias, estávamos colocando higways demais em brasília, olhem como estava:
Antes (Foto 1)
e como está agora:
(clique para ampliar)
Depois (Foto 2)

Do jeito que estava antes uma das opções do waze que é "evitar rodovias" era totalmente inútil na cidade e também o sistema que recalcula sua rota dependendo do transito não funcionava muito bem. Para saber o que vocês wazers preferem fiz uma enquete para saber se vocês apoiam essa mudança ou quer que voltemos como era antes.

Edição dos tipos de via, como deve ficar?
Voltar para o jeito que estava antes(Foto 1).
Continuar editando desse modo(Foto 2).
Votar
Resultado Final.

Atualização:
O resultado final é continuar editando dessa maneira que ganhou com 100% dos votos.


17 comentários:

  1. Robsonfj, estou editando os nomes das rodovias que se ligam com a EPTG para refletir a nova sinalização que colocaram lá. Não sei se passa por lá diariamente, mas o governo, por incrível que pareça, instalou placas decentes na região (de qualidade que a muito tempo eu não via aqui no DF) e sinalizou as estradas com o nome padrão DF-0XX . Então estou colocando esses nomes seguidos no nome mais conhecido.

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    1. Agora o aplicativo do waze está com a função de voz TTS(fala os nomes das ruas) em português então não seria melhor deixar Est. Parque Guará?
      ("Est." o programa reconhece como "Estrada").

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    2. pode ser. só mudei porque demora muito a falar a estrada toda. vou mudar denovo. agora que atualizaram o mapa podemos testar para ver como o tts está ficando. A EPTG o TTS está pronunciando a sigla como Estrada Parque Taguatinga Guará. Então nem precisa coloca o nome inteiro.

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    3. Entao vamos experimentar Estrada Parque Taguatinga Guará. Eu tambem acho o nome muito longo e no cotidiano usamos so a sigla EPTG. Vejamos como fica melhor. :)

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  2. votei em continuar editando no "novo" modo. olhando para o WME assim pode não parecer mas quando isso for para a telinha do celular haverá ganhos e na hora de calcular a melhor rota então, o ganho será imenso. O waze vai trabalhar como ele foi pensado por quem o desenvolveu.
    Eu sei que o Robsonfj já viu, mas para quem ainda não deu uma olhada no wiki do waze sobre o assunto segue links:

    Inglês
    http://www.waze.com/wiki/index.php/Road_Type

    Portugûes Brasil
    http://www.waze.com/wiki/index.php/Como_categorizar_e_nomear_vias

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  3. outra observação, no final as av. W1, W2 e L1 devem ficar como street normal, além de todas as vias que às ligam com as outras avenidas.

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  4. Olá! Sou novo aqui no forum - está é minha primeira postagem - e acho que o trabalho está indo na direção correta. Tenho procurado fazer minha parte, editando o mapa do Setor Habitacional Arniqueiras, onde moro. Gostaria de saber se essas alterações demoram muito para serem incorporadas ao sistema.
    Abraços a todos!

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    1. Essas alterações estão demorando uma 3-4 semanas para serem incorporadas. Normalmente demora menos só que os servidores estão muito ocupados com a grande quantidade de novos wazers depois dessa atualização 3.2 do aplicativo, o normal é demorar 1 semana.

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    2. Quem bom! Temia ser em vão o meu trabalho. rs... Muito obrigado pela resposta!

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    3. Rafael, ta enrolado mas atualizaram a região de Aguas Claras de ontem para hoje. da uma conferida ai.

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    4. Opa! Vou checar sim, Ricardo. Obrigado!

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  5. Olá, Robson. Parabens pela iniciativa do blog.

    Ricardo, eu concordo com voce quanto a colocar como street as demais ruas como W1, W2 e L1.
    Penso que deveriam ser street tambem as ruas intra- e entre-quadras. Veja o que eu retirei do Wiki-Waze:
    "para cálculo de rota (do tempo de rota), as ruas (streets) só são utilizadas para as primeiras e últimas milhas." enquanto que Primary Street "são as principais ruas ou avenidas em áreas urbanas". Veja mais sobre o assunto aqui: http://www.waze.com/wiki/index.php/Como_categorizar_e_nomear_vias

    Uma questao importante que ainda nao nos adaptamos é quanto ao uso de rampas (Ramps). Esta categoria tem um peso particular na cidade devido a grande quantidade de ruas que poderiam ser etiquetadas como rampas e que isto tem grande importancia na navegabilidade na cidade.

    Como disse o antigerme no link que segue aqui abaixo, se utilizarmos muitas rampas a navegabilidade na cidade ainda permenece comprometida, apesar de termos trabalhado para reduzir o numero de highways no nosso mapa. As rampas estao dentro do grupo das highways e isto tem consequencia no calculo do tempo e escolha da rota. Resta saber se, com a nova categorizaçao de rotas pelo Waze USA (permitindo uso de rampas sem que façam ligaçao com highways) tambem foi liberado a escolha de rotas que passem por Ramps até mesmo quando seu Waze app estiver configurado para evitar Highways.
    Discursao sobre Ramps aqui: http://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=286&t=21107&start=20


    Desculpe pelo texto longo.
    Abraços

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  6. Correçao

    Robson, parabens pela iniciativa da enquete.

    O que escrevo aqui sobre categoria de street e ramps foi com intuito de aproveitar a oportunidade e saber da opiniao de outros usuarios.

    Abraço

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Porque o sistema que recalcula o trânsito anteriormente não funcionava muito bem e porque funcionará melhor agora? Esta pergunta é para eu entender melhor o funcionamento do Waze.

    Não seriam o eixo L, eixo W e as marginais da EPTG Service Roads?

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    1. A idéia da recategorização das vias é para melhorar a função "melhor rota" diminuindo a ocorrência do que estamos chamando no forum de "melhor rota artificial" visto que cada tipo de via tem um peso diferente no calculo e o peso das freeways são enormes porque as freeways que o waze são essas do wiki: http://en.wikipedia.org/wiki/Freeway . veja que o asfalto é ótimo, há muros entre as pistas, não tem pontos de ônibus, não há pedestres atravessando, não tem animais na pista, todas as entradas e saídas são bem projetadas e sinalizadas e normalmente permitem alta velocidade.

      Os eixos W e L não são Services Road, pois não se encaixam no conceito, veja no wikipedia:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Frontage_road

      na wiki do waze:
      http://www.waze.com/wiki/index.php/Como_categorizar_e_nomear_vias#Service_Roads

      As marginais da EPTG são o caso tipico de Service Road.

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  9. Só para registrar...

    Hoje, dia 1 de Agosto, temos por resultado da enquete 14 votos favoraveis a reduçao das highways do DF e 0 votos contra.

    Aproveito o ensejo para dizer a cidade ainda permanece cortada em toda sua extensão por diversas highways. O roteamento do waze deve melhorar, mas talvez nao melhore o quanto poderia.

    Abraços.

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