quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nova versão do Waze 3.2!

Olá Wazers,


Hoje foi anunciada a nova versão do Waze aqui esta um vídeo com as novidades:

Bom infelizmente a opção de reporte dos preços de gasolina ainda não estão disponíveis internacionalmente(mas logo estarão). Uma novidade muito interessante é a possibilidade de adicionar pontos para que o waze faça a rota passando por esse ponto e ainda chegando ao destino, outra novidade é o suporte ao TTS (text-to-speech) em língua portuguesa, que adiciona na voz mais capacidade para guiar você, porque alem dos comandos de vire a direita, siga em frente, etc, também fala os nomes das ruas. Aqui está o link para quem ainda não baixou a nova versão (http://world.waze.com/download/).

26 comentários:

  1. No de vocês os pontos não estão subindo? No android até tenho uns pontos, mas quando logo na página aparece 0 ponto e não posso editar (apesar da informação You can edit 1 mile around roads you've driven). Qual seria o problema? Já tem muito tempo que isto está ocorrendo comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. verifica se você está logando exatamente neste link aqui, http://world.waze.com/dashboard/, pq se estiver soh www.waze.com, vc está logando no sites dos eua e não no internacional que eh world.waze.com

      Excluir
  2. Era isso mesmo, Robsonfj. Obrigado.

    Outra dúvida. A L4/avenida das nações tem uns pardais que mudaram de posição, já tentei reportar os novos posicionamentos (e dizer que não existe na posição antiga) mas nunca houve alteração no aplicativo. Sabe o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pardai resportados no aplicativo tem que ser aprovadas por um editor(pode ser você mesmo), ai quando o mapa for atualizado os novos pardais serão mostrados no aplicativo, se quiser depois eu dou uma olhada por la, mas agora estou tremendamente ocupado arrumando o mapa de Brasília, porque depois do upload do mapa base deu uma bagunçada geral no mapa.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. na região onde moro os nomes das ruas estão errados (o tipo também) e não estou conseguindo modificar também. Está havendo alguma limitação neste sentido? Quando fala que eu mesmo posso aprovar um pardal, seria com conta comum ou teria que me oferecer para me tornar area manager de determinada região?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou tendo uns problemas assim também de não conseguir modificar, mas acho q já descobri como resolver é só modificar o nome da cidade e salvar que depois você consegue modificar a via. E sim com a sua conta normal mesmo você pode aprovar o seu pardal e o de outras pessoas, dentro da sua area de edição. Para aprovar um pardal vc clica nele coloca a velocidade do pardal e marcar a caixinha approved.

      Excluir
  5. Não aparece para mim, na verdade, como autorizar um pardal novo (ou excluir antigos). Na verdade não aparece pardal algum para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você marcou a opção "speed cameras" no menu de layers no canto direito superior do editor?

      Excluir
  6. Opa, era o layer mesmo de speed cameras. De todo modo não estão aparecendo as posições novas que eu teria reportado. Vou tentar novamente e ver se dá certo marcar nos locais certos onde estão os pardais da L4. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Robsonfj, sabe se quando se reporta um pardal ele demora a aparecer no Map Editor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim demora um certo tempo, só nao sei quanto tempo exatamente , dia 25 reportei uns pardais e quando aparecerem no editor vou publicar aqui(https://www.facebook.com/wazersbrasil) o tempo que demorou, várias outras pessoas me fizeram essa pergunta decidi finalmente marcar o tempo :)

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Pergunto: Porque alguns pardais eu consigo deletar e outros não? Existe maneira de editar o nome alternativo?

    Outra coisa. Eu estava olhando as requisições para pardais novos. Tem muitos, muitos que não são pardais, mas apenas semáforos, então está havendo está confusão por parte de alguns usuários. O ruim é que fica difícil identificar a posição de um pardal novo entre um amontoado de requisições equivocadas. Não seria melhor criar um subfórum "Brasil" no fórum oficial do Waze, já que imagino que é o primeiro local onde alguém procuraria informações? O blog mesmo não tem muita visibilidade e eu sequer me lembro como cheguei até aqui.

    ResponderExcluir
  11. Quando alguém de nível maior que o seu faz uma edição só quem pode editar é alguém com o nível igual ou superior, assim que o waze faz para que usuários que acabaram de fazer o login não saiam modificando qualquer coisa. O nome alternativo não é possível editar no novo editor, mas no editor antigo era possível(https://world.waze.com/cartouche_old/), não se preocupe com os nomes alternativos, eles não influenciam na navegação e nem na busca é só uma maneira de saber os nomes que já foram dados para a via.

    As pessoas fazem muito essa confusão mesmo e reportam qualquer sinal como sendo um sinal com pardal, outro erro comum é reportar que há o pardal quando veem a placa e não quando estão realmente no pardal. Quanto a questão do fórum acho uma boa, sinta-se livre para criar lá um subfórum com esse assunto, mas não são poucos os usuários que realmente procuram algo, a maioria só usa o aplicativo e não procura saber mais nada, mesmo assim já faz uma diferença se você colocar algo la no fórum do waze.

    ResponderExcluir
  12. Robsonfj,
    qual área do DF vc está corrigindo no momento? moro em Aguas Claras e tenho corrigido aqui nessa região sudoeste do DF, principalmente Guará, Águas Claras e suas ligações para o centro. Realmente depois que subiram esse Mapa Base notei que o roteamento no waze piorou bastante. Justamente por isso comecei a editar e agora viciei nessa negocio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou meio ocupado, então só dei algumas arrumadas do Park Way, Guara II e na Asa Sul e Norte. Assim que eu tiver mais tempo vou arrumar mais esses locais e então começar a editar outros.

      Excluir
  13. No caso do Guará, a cidade é Brasília. Deixa Brasília mesmo? E como o Waze identificaria que o endereço que se procura é para o Guará (e não Lago Sul, por exemplo)? É necessário colocar ao final do "nome da rua" Guará I/II? Ex: QI 08 Conjunto A, Guará I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No campo de cidade coloca guara mesmo, se colocar assim(Ex: QI 08 Conjunto A, Guará I) no nome da rua não fica bom. O campo que fica igual é o do estado(que está definido como outros), mas o waze ainda não implementou a divisão dos estados no Brasil, então temos que esperar.

      obs: a opção de escolher o estado só aparece quando você seleciona duas ou mais vias

      Excluir
    2. esse é um problema dos mapas da garmin também que tudo é cidade Brasília e não trabalham com bairros. Pra mim a solução mais natural é o que o robson falou. No campo cidade coloca-se o nome da cidade/satélite/bairro/RA ou seja lá a denominação que derem. Isso sem querer entrar na discussão do que é cidade ou não aqui no DF porque essa discussão é infinita.

      Excluir
    3. outro problema que detectei é que o TTS não lê número romano. Então, pelo menos nos nomes das ruas, é bom não colocar Guará I porque ele lê guaraí.

      Excluir
  14. como faz para editar a velocidade de uma via? A via que passa pelos Park Ways perto de águas claras está cheio de pardal 60km/h e nem a velocidade nem eles estão cadastrados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A velocidade é calculada pelo sistema automaticamente depois que uma pessoa vai de um ponto a outro da via e então faz a média da velocidade nesta via, que vai ficando cada vez mais preciso depois que você passa mais algumas vezes, então não se preocupe com velocidade da via é tudo feito automaticamente. Os pardais tem como ser editados, se não estiver vendo eles no editor é porque você não selecionou a opção "speed cameras" no menu layers do editor.

      Excluir
  15. Saiu pra Android com o recurso de adicionar parada na rota. Legal...

    ResponderExcluir