domingo, 16 de outubro de 2011

Diário de edições do RufusDelta, Outubro 2011.

Olá a todos, faz um tempo q não escrevo post por aqui, mas to comentando e editando conforme possível...

O waze em Brasília tá ficando irado, naveguei bastante pela cidade e ele está me roteando corretamente na maior parte das vezes. E a sensação de satisfação é grande quando ele te avisa de algo errado na sua rota ANTES de vc chegar lá, é sinal de q o mapa está bem editado. Excelente trabalho galera!

Um rápido diário do q andei fazendo:

- Nomeando ruas em inúmeros bairros q tinha cutucado antes (Taguatinga, Taquari, Sobradinho, Ceilândia, Lago Sul, etc)

- Ando consertando o nome das vias principais da cidade, EPTG, EPIA, BRs etc, esse processo é bem longo e minucioso, pq uma ruazinha com um nome de cidade diferente dos ao redor vai fazer aparecer o nome errado no bairro, um usuário da CEI mandou um update pelo cliente comentando isto quanto a parte de tagua norte q fica perto da CEI. Estou apagando os nomes de cidade de todas vias principais, salvo as q estão efetivamente dentro dos bairros, isto é pq se notarem, o mapa dá nomes de bairros em locais incorretos, muito pq algumas estradas principais estão com os nomes dos bairros (o q faz o bairro se estender ao longo de kms, olha por exemplo Sobradinho, vai bem além do q deveria ser). Consertei o Cruzeiro Novo e Velho, uma grande parte destes, por exemplo. Ceilândia, Taguatinga (norte, centro e sul). Cutuquei a EPIA ali perto da candangolândia neste sentido tbm, se notar, está sem nome de cidade (mas com nome da rua, q é o essencial). Estou propondo isto como modelo de formatação dos nomes de vias arteriais e principais (major highways e freeways) como sem nome de cidade, creio q vá ajudar a separar os bairros.

- Estou iniciando o delineamento de Planaltina, q é totalmente loucura, se checarem, o mapa da região não existe (praticamente), tenho q usar os raros GPS points e vias feitas por usuários para ter uma idéia do mapa de Planaltina, aí com o GoogleMaps, OSM e Wikimapia, e muita mas muita intuição tá dando para começar a cidade satélite.

- A ceilândia está bem encaminhada, quase todas vias principais estão nomeadas e configuradas, landmarks variados, algumas vias secundárias nomeadas para dar uma estimulada nos wazers da área.


É isto aí, postem sobre o q andam fazendo de edição, para ter uma idéia do q estão fazendo.

Eventualmente teremos q discutir a formatação consenso dos nomes de cidade e ruas, isto vai ser chato.

5 comentários:

  1. MUITO BOM RUFUS...podemos perceber que nosso mapa DF deu uma disparada...Parabens pelo esforço e pela paciencia...
    Aora venho aqui tambem um tanto quanto chateado com novos usuarios que estão descobrindo o CARTOUCHE agora e fazem alteraçoes acho"eu", que só para ver o nome lá ou ganhar algum ponto...vi alterações que nem no mapa mais atualizado pude perceber...agora temos um super trabalho em aprender, tentar fazer perfeito e simplesmente algo ser alterado sem a minima necessidade...FICO BATSTANTE CHATEADO COM ISSO...
    DEIXO O MEU PROTESTO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, palha, o waze deixa a desejar em termos de permissões para edição.

    ResponderExcluir
  3. Acho q vi qual era o lugar ali antes de chegar em São Sebastião, realmente algum usuário novato tentou botar uma via de duas mãos ali (q realmente existe) mas fez um trabalho terrível.

    Dei uma acertada lá nas conexões...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rufus.
    Eu dei uma editada no mapa de Planaltina, principalmente na região que eu mais utilizo que tá bem mal mapeada, mas eu não tive paciência pra ler manual e essas coisas, então fui meio na intuição da interface gráfica memso. Eu vou editar só quando tiver tempo pra dar uma lida no blog pra etender que práticas vcs tão utilizando. Eu vi que você escreveu uma msg nas minhas atualizações. Eu vou tentar tentar reportar os retornos, porque realmente tem vários.

    ludcandido

    ResponderExcluir
  5. Sim Sim LudCandido, vi suas edições lá e dei uma cutucada no q vc mexeu. Estou fazendo ali o centro de Planaltina lentamente pois o mapa não possui alta definição, portanto me baseio nas rotas que pessoas fazem pela área para construir o mapa, uma pena q tem pouquissimas pessoas andando por ali, ai fiz só um pedaço, para estimular mais pessoas a usarem o waze por ali.

    Quanto a suas edições, pode ficar a vontade e editar aquela área, é uma boa caixa de areia para vc praticar a edição no Waze, acho q vc vai gostar. Não precisa ter pressa, faz primeiro as rotas q vc usa, depois expande a partir dali.

    Muito bom que vc deu uma aparecida por aqui, estamos precisando de algum conhecedor profundo daquela área para fecharmos aquele mapa.

    Valeu pela participação e seja bem vindo!! Qualquer dúvida ou requisição estamos aqui, participe dos demais posts.

    ResponderExcluir